quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM AURÉLIA CAMARGO, NO ROMANCE DE JOSÉ DE ALENCAR

Ana Maria Gonçalves¹

Em uma sociedade em que a vida era mais previsível, surge uma mulher com idéias e conceitos à frente de seu tempo, fruto do deslocamento do ambiente doméstico para o espaço público. O Rio de Janeiro conhece uma estrela. Esta, porém, fria na maneira de agir e de pensar. Chegava para mostrar que a mulher não estava destinada a ser esposa obediente, reclusa e passiva.

Aurélia Camargo era uma mulher diferente, determinada no seu jeito de querer se opor às regras da sociedade em que acaba de se inserir. Sua personagem sofre uma mudança radical. A doce menina que não tinha condições de oferecer um dote para poder se casar, dá lugar a uma rica mulher, carregada de frieza, ódio e amargura, uma verdadeira estrela:

Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões; tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa. (ALENCAR: 1996, p. 13).


Como entender, naquele tempo, uma transformação em uma figura que de praxe deveria se adequar ao que a sociedade considerava adequável. Aurélia “foi do contra”, queria vingar-se do machismo, do interesse material, no fundo queria resgatar o amor verdadeiro.
Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhava as irradiações da inteligência. Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração para concentrar-se no cérebro, onde residiam as faculdades especulativas do homem. (ALENCAR: 1996, p. 31).

A forma que Aurélia encontrou para regenciar Fernando Seixas, lhe concedia uma sensação de dever a ser cumprido. Precisava se vingar dele, já que o mesmo a preferira Adelaide a ela. Mostrava que a mulher pode ter direito aos direitos dos homens, como participar das conversas nas reuniões da sociedade, falar o que pensa, agir da maneira que mais lhe parecesse melhor. A personagem, no entanto, sofre com aquilo.

A ironia, ou seja, a superficialidade com que demonstrava ser educada, delicada e corajosa lhe trazia dor, um sentimento que contradizia a senhora Aurélia Camargo.

José de Alencar, no romance Senhora, antecipou uma mulher de personalidade, que não acredita mais no espaço doméstico como único espaço reservado para ela. Aurélia podia ter deixado seus negócios para o tio Lemos conduzir com todos os poderes, com o casamento, e ele se encarregaria de toda a sua vida, enquanto a mesma poderia comportar-se como qualquer mulher de sua época. A questão está justamente aí, pois Aurélia não quis seguir a regra. Acredito que não foi somente a atitude cruel de Seixas que a fez ser assim, mas ela já nascera com uma estrela, estava preparada para seguir um caminho diferente. Não se pode negar que os encalços da vida a fizeram mais forte e determinada. Um desses era o fato de não ter pai nem mãe: “Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade”. (ALENCAR: 1996, p. 13).

Interessante foi observar como Aurélia trata seus pretendentes, sua reação de ironia e desprezo, vistos à ótica do mercado matrimonial, tematizavam o casamento como forma de ascensão social. Talvez tenha se perguntado: tudo gira em torno do dinheiro, até mesmo o amor? Ela, então, entrara na dança, desprezando seus pretendentes, tratando-os como objetos descartáveis:

Muito devia a cobiça embrutecer esses homens, ou cegá-los a paixão, para não verem o frio escárnio com que Aurélia o ludibriava nestes brincos ridículos, que eles tomavam por garridices de menina, e não eram senão ímpetos de uma irritação íntima e talvez mórbida. (ALENCAR: 1996, p. 17).

Provocou, no entanto, a revolta de muitos quando escolheu Seixas para ser seu marido. Percebe-se aqui que seus valores mais profundos ainda estavam guardados. O casamento com o homem que tanto amava era uma forma de dizer que ela ainda acreditava no amor, mesmo que todas as suas atitudes com o marido fossem contrárias aos seus sentimentos. Na aparência, se podia visualizar uma Aurélia Camargo firme e determinada. Mas, a jovem bela, rica e inteligente, que tinha todos os homens a seus pés e os esnobava, no seu íntimo, escondia uma moça frágil e insegura, motivada por uma decepção amorosa.

Quando viu seu amor regenerado, decidiu, pelo menos para ele, desconstruir a sua personalidade de frieza e amargura. Rendeu-se ao amor. Era mais uma vez a doce Aurélia, declarando seu amor e rogando pelo perdão do amado. Seu comportamento esquizofrênico parece ter chegado ao fim, talvez por que tenha, José de Alencar, querido a vitória do Romantismo sobre o Realismo: “As cortinas cerra-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal”. (ALENCAR: 1996, p.312).

Cavalcante Proença, no prefácio do livro Senhora (1996:7), diz que a técnica de construção da obra é muito bem tramada, prendendo o leitor através dos seus diversos graus de intensidade.

Conclusão:
A contradição da obra era mostrar as relações aparentes da sociedade fluminense, a personalidade de Aurélia marcada por extremos psíquicos, em que a mesma dava valor aos sentimentos, mas se valia do dinheiro para atingir seus objetivos. Dessa forma, o dinheiro acabava impondo o valor burguês que lhe era atribuído na sociedade do século XIX. A realização amorosa só se cumpre depois de Aurélia vencer a aparente esquizofrenia que parece conduzi-la à dúvida quantos às intenções de Fernando Seixas. O comportamento esquizóide manifesta-se nas atitudes anti-éticas de desejar o amor do marido com todas as suas forças, mas lutar contra o mesmo até suas ultimas reservas.

Aluna do Curso de Lic. Plena em Letras da UFPI Picos – Piauí

Referências bibliográficas:
ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ediouro Publicações, 1996.

Um comentário:

dalenahabermann disse...

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